martes, 19 de febrero de 2013

Entrevista a Fofao/Besthöven


Amo o Crust/D-Beat. é por isso que vivo pensando em bandas do estilo para entrevistar. Besthöven era número posto, pois amo a música criada pelo grande Fofao. ¿Então? Então escrevi-lhe a Fofao e a entrevista especificou-se. Em poucas palavras: um sonho feito realidade: Besthöven em Puro Ruído!


Puro Ruido: Fofäo, como vai tudo por aí? Mil obrigado por aceitar nossa entrevista!
Fofäo: Eu que agradeço muito o interesse e a oportunidade de estar em seu zine meu irmão!!

PR: Comecemos por algo que todos os fãs de Besthöven queremos saber: há um novo disco em caminho?
F: Sim! sim! na verdade neste momento o "LIVE IN ROSTOCK-EP" gravado na Alemanha durante a European Disaster Tour está na fábrica e logo verá a luz do dia,são 6 sons ao vivo e também coloquei diversas fotos variadas da tour toda no encarte,estou muito contente por fazer este disco para deixar registrado a turnê também em vinil!!
sairá na Alemnah pelo selo do amigo Wörni !!
Além disso o novo "HAIL TO DISCLOSE" também está na fabrica, Besthöven tocando 6 covers da DISCLOSE !! em um tributo à esta excelente banda e ao grande amigo e mestre do D-beat Kawakami! pelo selo I FEEL GOOD Records da França!
O selo BOMBS AWAY Records from Norway está trabalhando no novo split EP com a DISPOSE (Suécia) também!!a ser lançado muito em breve...O selo brasileiro CIANETO junto com alguns selos amigos está para lanaçar uma discografia de 2007 a 2008 também,completa em CD. e ESTOU TRABALHANDO EM NOVAS MÚSICAS PARA UM SPLIT cd COM A BANDA displease DA Rússia também em breve!!

PR: Fofäo, conquanto Besthöven é uma one man band desde 1994, ocasionalmente incorporas outros músicos para fazer concertos ou, às vezes, para gravar discos (ainda que o normal é que tu graves todo sozinho). Actualmente segues sozinho? Ou tens a outros músicos contigo?
F: Eu continuo seguindo sozinho.....eu não tenho o objetivo de ser novamente uma banda "normal" com membros fixos....eu desde que fiquei sozinho com a banda eu fiz muito mais que quando era uma banda comum,as pessoas mudam,as ideias mudam...
e estando sozinho eu tenho uma liberdade maior em criar e gravar sem me preocupar com os outros,com pessoas irresponsaveis que não vão ao ensaio da banda por exemplo...estou também mudando sempre agora a formação de meu line up de s.o.s.,cada show que vou fazer coloco gente diferente na banda,geralmente se for em outro estado,convido pessoas de lá,em São Paulo toquei com dois amigos da banda NUCLEAR FRÖST no baixo e bateria,irei tocar no Rio de Janeiro com o Victor (WHIPSTRIKER) no baixo e o Marcio (APOKALYPTIC RAIDS) na bateria. Fiz um show com o Vando na bateria da banda PROJJETO MACABRO também e sem baixo, apenas guitarras voz e bateria, o Adriano da PROJJETO MACABRO também irá fazer o baixo em um show futuro na àrea deles...
Gosto muito de poder viajar sozinho e tocar com amigos de outras cidades e estados....e sim,continuo gravando tudo sozinho também!



PR: Besthöven nasceu como um grupo normal, com 4 membros. Que sucedeu em 94, quando tu ficaste só? Que foi o que motivou a saída dos outros membros?
F: Bem, as pessoas que tocavam comigo na época, tinham suas próprias bandas e de certa forma não tinham muito tempo para a minha banda, o baterista por exemplo sempre faltava os ensaios, faltava nos shows, além de tocarem em outras bandas, como o guitarrista que tocava em 3 ou 4 bandas ao mesmo tempo,tinha a distância entre as cidades,cada um morava numa cidade diferente e distante, isso quer dizer, sempre tinhamos que gastar dinehiro para nos locomover de um lugar para o outro pra podermos ensaiar....e ainda a vida pessoal....emprego,estudo,etc.....e foi ficando dificil isto tudo....tivemos muitas formações no inicio e eu já estava muito cansado de ficar sempre procurando pessoas para tocar....mudando sempre os membros da banda....
então foi quando eu decidi permanecer sozinho.....

PR: Conta-nos que bandas escutavas quando nasceu Besthöven? A primeira vez que escutei a Besthöven pensei tanto no Japcore, o D-Beat escandinavo e nas velhas glórias do Punk brasilero como Olho Seco, Cólera ou RDP. Mas melhor tu nos contas que bandas te motivaram a fazer esta música tão selvagem
F: Eu sempre fui muito aficcionado por música e não somente música punk, mas na época ouviamos muito grindcore( ASSUCK,CONFUSION,PUTRID SCUM,RUIDO DE RABIA,WBI),muito hardcore brasileiro(N.A.D.A,ATACK EPILEPTICO,KARNE KRUA,SUBVERSIVOS,KAOS 64...) e muito hardcore europeu da Finlandia (RIISTETYT,KAAOS,KANSAN UTISETTI,VARAUS,....) e Suécia....
Eu sempre sonhei em ter uma banda para tocar aqaquele estilo de som que as bandas da Suécia faziam, como FEAR OF WAR, ANTI-CIMEX, CRUDE SS e SHITLICKERS por exemplo...Bandas do Japão como DISCLOSE, BATTLE OF DISARM,CFDL e CROW me incentivaram muito também!!!  Nós crescemos sobre os fantasmas e os horrores da ditadura militar do brasil que começou em 1964, mas se arrastou até o meio dos anos 80 ainda, então nos anos 80 viviamos com aquela sequela do passado próximo em nossas mentes, saber que a ditadura militar assassinava pessoas que pensavam diferente e prendiam qualquer suspeito era terrivel, eu havia despertado interesse para filmes e livros documentários de guerra,e eu ainda era apenas uma criança, mas aquilo tudo me fazia muito triste e eu nunca consegui entender o porque do homem ter criado algo tão cruel e terrível,eu acredito que a guerra foi a pior coisa que o ser "humano" conseguiu inventar ou criar, então quando eu conheci as bandas da Suécia, minha identidade foi automatica, eu havia encontardo uma forma de expressar meus sentimentos sobre algo tão terrivel da mesma forma que eles fizeram na decada de 80,falando sobre temas de guerra...sobre o horror das guerras e as pessoas inocentes vítimas destas guerras....

PR: Fofäo, pelo que li na conta de facebook, tens decidido não seguir tocando ao vivo. Cuales são as razões pelas quais tomaste essa decisão? É algo temporário?
F: Acho que você deve ter visto isto na página do myspace, na verdade eu escrevi aquilo há muito tempo atrás e nunca mais atualizei lá....na verdade eu quero continuar tocando ao vivo sim,mas não aqui na minha cidade...quero tocar em outros lugares, cidades e estados e se conseguir quero tocar em outros paises, como fiz na tour pela Europa, conhecer os amigos de outros lugare,outras realidades....

PR: Faz muitos anos que não viajo a Brasil, de modo que todo meu contacto é através de conhecidos/amigos brasileros, e através dos meios. Ao que vou é ao seguinte: contam-nos centos de coisas a respeito dos lucros de Lula Dá Silva, do crescimento de Brasil no social e o económico, etc etc. Mas, quanto há para valer e quanto há de mentira em todo o que nos contam? Pergunto-te isto porque, através de teus líricas, demonstras ser um tipo muito crítico e directo em tuas opiniões
F: Bom, meu amigo, devo dizer que sou uma pessoa muito descrente em relação à politica sempre...nunca me importo com as palavras de politicos e nem com suas mentiras de melhorias e esperança para o país e para a sociedade. é muito fácil distribuir comida em lugares pobres na época de eleição, chorar na frente da televisão quando alguma cátastrofe acontece no país.....é muito fácil ser um "ator" emcima de um palanque,quando o que se almeija é um emprego fácil e muito lucrativo para sí mesmo e seu partido,tento viver longe deles,da politica e de suas mentiras,não perco meu tempo assistindo as mentiras que a TV nos empurram goela abaixo e não acredito que exista diferença no que um partido de esquerda ou de direita faça realmente...há o estigma de que Lula veio de familia pobre, da classe trabalhadora....etc....coisas que o deixam com a imagem de gente inocente....mas quando eles estão alí exercendo suas funções de deputado, senador, presidente, eles são sempre iguais...não muda nada nunca, só muda a cara ,só muda a face e o discurso.... não perco o meu tempo tentando ver se o presidente fez mesmo algo realmente para melhor....odeio politica e tudo que a envolve e também não voto em nenhum deles...

PR: Falando de todo um pouco, que opinião tens a respeito do controle absoluto que as grandes corporações pretendem ter sobre o que sucede em Internet? Sentes que a descarga gratuita te prejudica? Achas que a piratería ajuda a difundir tua música?
F: é um fato ase pensar desde que hoje estamos sujeitos e até mesmo subordinados as vezes quando abrimos uma conta no facebook por exemplo e nossa vida fica toda "exposta" se não tivermos cuidado, mesmo no meu caso, que tenho um perfil para a banda, para meu trabalho com a banda e não apenas um perfil pessoal....
a internet é o meio mais usado hoje em dia então é claro que as grandes corporações irão sempre re-pensar uma forma de ter o controle disto tudo, muitas TVs estão desligadas neste momento, enquanto mais e mais pessoas estão em bate papos no facebook e outros meios na net... não sou contra a net ,é óbvio que não,mas sinto falta de coisas simples, cartas escritas à mão e pacotes com presentes e trocas, fanzines de papel!! tinha muito mais vida e era bem mais mágico....
não sou contra descargas grátis!! acho muito bom!!! e acho sim,a "pirataria" ajuda muito a difundir o meu trabalho sim e não só o meu é claro!!! já encontrei muita coisa da minha banda em blogs etc...acho bem legal isto!!! acho que se a pessoa gosta da banda ela vai comprar o disco, ou como eu faço sempre, gosto de trocar discos da minha banda por discos de outras bandas também!
esta última semana eu ouvi uma música da banda FALL OF EFRAFA no youtube, foi a primeira vez que ouvi o som deles,eu achei muito bom aquele som! então pesquisei e encontrei toda a historia da banda e toda a discografia para baixar=descargar
grátis por exemplo e isso foi bem legal,até fiquei pensando,poxa vida eu nunca tinha ouvido o som desta banda e que banda legal!
 e tem outra coisa,as vezes um disco acaba , fica fóra de cátalogo e algumas pessoas acabam vendendo o disco por preços absurdos e caros!!
fico muito feliz quando algum selo vem e relança um disco antigo e raro como =
os primeiros eps e 12" da DISCHARGE (havoc records-usa) DISASTER "WARCRY" 12  e DISCHANGE "SEEING FEELING BLEEDING" 12 (D-TAKT & RAPUNK RECORDS-SWEDEN) Desta forma,mais pessoas podem comprar o disco como em sua edição original sem ter que pagar uma fortuna por ele.

PR: Junto a Besthöven tens editado ao redor de 20 discos (não recordo a cifra exacta. Perdão). Sei que é difícil eleger teus favoritos entre tantos discos, sobretudo se temos em conta que todos esses discos são obras tuas: tu compões, tu tocas e gravas,
de modo que deves ter um cariño especial pela cada obra que tens criado. Mas, se tivesses que eleger teus discos favoritos de Besthöven, quais elegerias?
F: Como você mesmo disse é muito difícil para mim eleger qual o melhor ou quais melhores.....para mim é a continuidade de um trabalho que ainda se estende,então a qualidade da gravação às vezes é diferente. melhor ou pior.....isto não importa para mim.....por exemplo...e por trás de cada disco,também existem várias coisas,várias histórias e vários momentos.....desde o processo inicial quando estou compondo as músicas novas até o momento final que é quando posso ouvir o disco pronto sabe ?? e é um processo muito legal......de poder fazer tudo sozinho,passo a passo.....até o momento de poder ouvir e ver o disco pronto....sejá ele tape,split,LP... poxa,me desculpe ,mas é uma tarefa por demais dificil para mim.....

PR: Pessoalmente, considero que és um dos tipos que melhor representam o espírito do Crust/D-Beat a nível mundial. Por isso te peço que definas, com tuas próprias palavras, que é ser um Crust Punk, e que representa a música de D-Beat para ti
F: Para mim ser um Crust é ser humilde, simples e criativo culturalmente, me importar com a vida animal e fazer arte e música com os momentos ruins, poesia com as horas de fraqueza ou depressão...é viver intensamente os poucos momentos de alegria nessa vida caótica sem se importar se haverá mesmo um amanhã e se ele será realmente melhor....
 a música D-beat para mim foi um aprendizado muito forte, porque como todos os jovens de minha época , eu nasci em 1975 , crescemos sequelados e com medo da ditadura militar que assombrou o Brazil na década de 60 e se estendeu mascaradamente até o inicio dos 80´s...quando era criança,sempre fui aficcionado por filmes, documentarios e livros sobre guerra, então era muito dificil para mim quando criança compreender o porque de se fazer uma guerra,o porque de enviar soldados se matarem em campos de batalha,ou explodirem bombas em cidades inteiras...primeiro eu descobri o punk rock e o hardcore em sí....mas minha afinidade maior veio quando conheci bandas da Suécia dos anos 80 como FEAR OF WAR, ANTI CIMEX & CRUDE SS por exemplo...pelo fato de eles estarem cantando sobre estes fatos cruéis da guerra e por viverem na época com medo de uma guerra nuclear entre EUA e URSS. Isto refletia muito o que eu tinha de medo da tortura militar brasileira e de todas as páginas que eu pude ler sobre a primeira e segunda guerra mundial,vietnã,hiroshima & nagasaki...
No D-beat eu encontrei uma forma para expressar tudo aquilo que atormentava minha mente....com sinceridade,verdade e com o tipo de música underground com o qual eu mais me identifico.

PR: Fofäo, guerra e religião são as duas caras da mesma moeda? Ambas são partes de um mesmo negócio?
F: Guerra e religião por toda a historia estiveram sempre interligadas,se analizarmos em um contexto geral...mas hoje minha descrença em relação ao ser chamado "homem" vai mais além...acho que o ser humano é tão egoísta que independentemente de se ter religião ou credo algum,ele é capaz de viver eternamente em guerra...deus é uma mentira fodida que deixa as pessoas cegas e acomodadas, é a resposta pra todas as misérias humanas...e guerra é definitivamente a pior das coisas que o ser humano inventou...fuck religion!! fuck war!!

PR: Quais são tuas bandas de Crust/D-Beat e Japcore favoritas de todos os tempos? Se tivesses que nomear 5 discos que te marcaram a fogo, cuales nomearias?
F: São muitas para citar mas acho que :
ANTI-CIMEX
FEAR OF WAR
CRUDE S.S.
THE SHITLICKERS
BOMBANFALL
DISCARD
DISCHANGE
DISCLOSE
CRUCIFIX
AVSKUM
e muitas outras......................

01-AFFLICTED CRIES IN THE DARKNESS OF WAR-COMP. (lançado no Brasil por NEW FACE Records em 86 –esta foi a primeira vez que bandas suecas foram lançadas no brasil,temos aqui 3 full EPS e um “unreleased full EP” neste LP= 
ANTI-CIMEX (VICTIMS OF A BOMB RAID), CRUDE S.S. (WHO’ LL SURVIVE), ROVSVETT e FEAR OF WAR (5 trax que seria um EP que nunca chegou a ser lançado além desse disco aqui)...

02-THE VIKINGS ARE COMING-COMP.DOUBLE LP (acho que este foi lançado originalmente na Noruega,mas não tenho certeza e foi relançado no brasil em 87 pelo mesmo selo NEW FACE = do Fábio ; vocal da  OLHO SECO.e foi o segundo round de bandas Suecas no Brasil !! aqui mais torpedos de CRUDE S.S., FEAR OF WAR (two of my favorite bands!!!) e outras grandes como= BEDRÖVLERZ, CRUEL MANIAX, UGLY SQUAW, BIZZAR e RESCUES IN FUTURE.

03-DISCHARGE “WHY” 12 and HEAR NOTHING SEE NOTHING SAY NOTHING LP

04-THE SHITLICKERS FIRST and THE SECOND EP´s

05-ANTI-CIMEX “RAPED ASS” e “VICTIMS OF A BOMB RAID

06-BOMBANFALL EP

uops!! eram 5 ?? desculpe!! haha

PR: Ok, Fofäo, a última pergunta. Cuales sentimentos, situações, pensamentos inspiram-te à hora de compor? Tens que estar num estado de ânimo em particular à hora de compor?
F: Isto depende muito,vem de maneiras e formas diferentes...quando eu vejo um filme documentário sobre guerra me vem ideias diversas para escrever temas ou poemas....que as vezes guardo na lembrança....eu ando muito de bicicleta então as vezes pedalando me vem a lembrança da historia em questão e eu imagino o som e a letra....momentos de solidão e bebedeiras também me inspiram muito...as vezes as músicas vem do nada como se já estivessem "prontas".....então é muito dificil dizer como elas surgem....não há um "padrão" para que elas surjam...

PR: Muito obrigado por teu tempo. E, por sobre todas as coisas, muito obrigado por tanto ruído e tanto caos. Ojala possamos seguir desfrutando de Besthöven por muito tempo mais! Se desejas agregar algo, este espaço é para isso
F: Muito obrigado pelas boas palavras hermano!!! fico muito feliz em poder ouvir palavras como estas....isto realmente me deixa motivado !! muito obrigado pelo espaço e pelo interesse também!!! farei de tudo para continuar com este trabalho com a Besthöven!!!!! muito obrigado mesmo!!!!
DIS & CHEERS!!!!
Fofão Discrust.



No hay comentarios: